top of page

Terapia presencial

Desenho de uma sessão de terapia. Psicóloga e paciente conversando.
Sobre mim
Foto de Raphael. Homem branco com barba e cabelos curtos, vestindo uma camisa branca, olhando para a câmera.

Olá! Meu nome é Raphael, sou psicólogo (CRP 05/79036) formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ.

Fazer terapia muitas vezes pode ser um passo desafiador, especialmente quando é uma experiência nova, mas o objetivo do acompanhamento psicológico presencial é ouvir você sem julgamentos em um espaço preparado para receber você.

A terapia, resumidamente, é um “tempo-espaço” de presença criado e cultivado tanto pelo psicólogo quanto pela pessoa atendida. Por meio dessa presença. estabelecem-se as condições para que a pessoa possa dizer de si e de suas relações com o mundo. A partir disso, podem aparecer outras possibilidades de viver e de lidar com a existência e o sofrimento que antes não eram, às vezes, nem imagináveis

​​

​​Vamos juntos dar início a esse processo?

Qual é a minha abordagem na psicologia?

Meu trabalho se inspira na abordagem fenomenológico-existencial. Trata-se de uma abordagem que busca colocar em suspensão tudo aquilo que acreditamos já estar determinado e, a partir disso, proporcionar as condições de presença para que você possa dizer de si e de suas relações com o mundo. Uma de nossas apostas é que, por meio dessa sustentação de um “tempo-espaço” presente, tendo a escuta como principal ferramenta de atuação clínica por parte do psicólogo, você possa ir dizendo da sua própria experiência com o seu viver singular, podendo criar e “descriar” noções de si e de suas relações com o mundo para uma vida com mais liberdade e autenticidade.

Qual é a técnica principal dessa abordagem?

Embora baseada em preceitos filosóficos e científicos sólidos e apoiada em toda uma teoria psicológica, a abordagem fenomenológico-existencial talvez seja a mais artesanal entre as abordagens. Com ela, nos afastamos um tanto das técnicas rígidas para trabalhamos com o que aparece em cada história, cada sessão e cada fala de modo muito singular. Ou seja, é a pessoa atendida que define os temas e assuntos importantes que gostaria de abordar, no seu próprio ritmo. Ao me orientar pela perspectiva fenomenológico-existencial, tenho como objetivo oferecer um espaço sem julgamentos para que você possa falar à vontade sobre as questões que quiser tratar. Assim, vamos construir um espaço que será seu para falar de suas dores, sofrimentos, conquistas, alegrias e tudo o mais que a vida comporta.

Como a terapia nessa abordagem pode contribuir para você?

Sustentando uma qualidade de “tempo-espaço” durante as sessões, o acompanhamento psicológico pode ajudar a criar as condições de surgimento de outras possibilidades de viver e de lidar com a própria existência e o sofrimento que antes não eram, às vezes, nem imagináveis.

O que é necessário para o atendimento presencial?

No atendimento presencial, o espaço já está preparado para receber você para que você possa falar abertamente sobre si. Deve-se respeitar apenas o horário de início e fim de cada sessão agendada. Confira algumas fotos do espaço:

Foto de uma das salas de atendimento do espaço. Contém sofá, poltrona e decoração confortável.
Foto de uma das salas de atendimento do espaço. Contém sofá, poltrona e decoração confortável.
Foto de uma das salas de atendimento do espaço. Contém sofá, poltrona e decoração confortável.
Endereço do consultório

O consultório fica localizado no bairro do Méier, zona norte do Rio de Janeiro.
 

Rua Dias da Cruz, 148, Méier

Rio de Janeiro/RJ

Como funciona o sigilo?

A pessoa atendida, ou seja, você, desfrutará de todo o sigilo profissional e da confidencialidade de que tem direito, exceto nos casos previstos em lei em que se fizer necessária a quebra do sigilo, baseando-se na busca do menor prejuízo.

Quer iniciar a terapia ou está com alguma dúvida?

Entre em contato caso queira iniciar a terapia ou mesmo em caso de dúvidas sobre os meus serviços. Vamos juntos!

bottom of page