
Sobre mim

Olá! Meu nome é Raphael, sou psicólogo (CRP 05/79036) formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ.
Fazer terapia muitas vezes pode ser um passo desafiador, especialmente quando é uma experiência nova, mas o objetivo do acompanhamento psicológico on-line é ouvir você sem julgamentos e sem precisar sair de casa.
A terapia, resumidamente, é um “tempo-espaço” de presença criado e cultivado tanto pelo psicólogo quanto pela pessoa atendida. Por meio dessa presença. estabelecem-se as condições para que a pessoa possa dizer de si e de suas relações com o mundo. A partir disso, podem aparecer outras possibilidades de viver e de lidar com a existência e o sofrimento que antes não eram, às vezes, nem imagináveis
Vamos juntos dar início a esse processo?
Qual é a minha abordagem na psicologia?
Meu trabalho se inspira na abordagem fenomenológico-existencial. Trata-se de uma abordagem que busca colocar em suspensão tudo aquilo que acreditamos já estar determinado e, a partir disso, proporcionar as condições de presença para que você possa dizer de si e de suas relações com o mundo. Uma de nossas apostas é que, por meio dessa sustentação de um “tempo-espaço” presente, tendo a escuta como principal ferramenta de atuação clínica por parte do psicólogo, você possa ir dizendo da sua própria experiência com o seu viver singular, podendo criar e “descriar” noções de si e de suas relações com o mundo para uma vida com mais liberdade e autenticidade.
Qual é a técnica principal dessa abordagem?
Embora baseada em preceitos filosóficos e científicos sólidos e apoiada em toda uma teoria psicológica, a abordagem fenomenológico-existencial talvez seja a mais artesanal entre as abordagens. Com ela, nos afastamos um tanto das técnicas rígidas para trabalhamos com o que aparece em cada história, cada sessão e cada fala de modo muito singular. Ou seja, é a pessoa atendida que define os temas e assuntos importantes que gostaria de abordar, no seu próprio ritmo. Ao me orientar pela perspectiva fenomenológico-existencial, tenho como objetivo oferecer um espaço sem julgamentos para que você possa falar à vontade sobre as questões que quiser tratar. Assim, vamos construir um espaço que será seu para falar de suas dores, sofrimentos, conquistas, alegrias e tudo o mais que a vida comporta.
Como a terapia nessa abordagem pode contribuir para você?
Sustentando uma qualidade de “tempo-espaço” durante as sessões, o acompanhamento psicológico pode ajudar a criar as condições de surgimento de outras possibilidades de viver e de lidar com a própria existência e o sofrimento que antes não eram, às vezes, nem imagináveis.
O que é necessário para o atendimento on-line?
No atendimento on-line, é necessário que tanto o psicólogo como a pessoa sendo atendida cuidem do tempo e do espaço reservados para esse momento. Em geral, como são abordados temas sensíveis, delicados ou profundos durante a terapia, o ideal é que o espaço seja um ambiente confortável, com pouco ruído externo, em que você tenha privacidade para poder falar abertamente sobre si.
Além disso, por se tratar de atendimento em que fazemos uso da tecnologia, é necessário:
- Uma câmera, podendo ser a webcam do computador ou a própria câmera do seu celular
- Um fone de ouvido com microfone para preservar a privacidade e o sigilo dos nossos atendimentos
- Uma boa conexão com a internet para não haver muitos problemas durante as chamadas em vídeo.
Como funciona o sigilo?
A pessoa atendida, ou seja, você, desfrutará de todo o sigilo profissional e da confidencialidade de que tem direito, exceto nos casos previstos em lei em que se fizer necessária a quebra do sigilo, baseando-se na busca do menor prejuízo.
Quer iniciar a terapia ou está com alguma dúvida?
Entre em contato caso queira iniciar a terapia ou mesmo em caso de dúvidas sobre os meus serviços. Vamos juntos!