A ansiedade e as expectativas sociais
- Raphael Ferreira Santiago
- 29 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

A ansiedade pode aparecer de diversas formas, mas muitas vezes está ligada às expectativas que sentimos em muitos aspectos da vida: família, trabalho, amigos e até nas redes sociais. De modo geral, existe uma pressão que pode ser mais ou menos constante de corresponder a padrões preestabelecidos e alcançar “metas sociais” que nem sempre fazem sentido para cada um de nós. Isso pode gerar um sentimento de peso que nos deixa com pouco espaço para nos escutar. O que realmente queremos ou precisamos se perde diante das expectativas do outro.
Diante disso, parar para refletir sobre essas expectativas, de modo geral, pode ser um bom primeiro passo. Será que o peso das expectativas que às vezes nos invade é algo que surge de nós ou é algo que é lançado sobre nós e, a partir disso, nós assumimos como nosso? A partir dessa pergunta, suspendendo as comparações, os julgamentos, os padrões e os supostos deveres, podemos começar a identificar o que de fato é importante para nós e, quem sabe, com isso, aliviar um tanto dessa angústia. Esse processo pode ser complexo, às vezes podendo colocar em questão até mesmo nossas relações mais íntimas, mas também pode abrir o caminho para escolhas e decisões mais autênticas.

É possível que essa ansiedade não desapareça de uma hora para outra ou mesmo por completo, pois vivemos em uma sociedade com muitas determinações, mas reconhecer tudo isso pode nos ajudar a negociar melhor com a realidade e viver com mais liberdade, questionando o que consideramos sucesso. Cada pessoa tem o seu próprio ritmo, sua própria história singular e suas próprias condições sociais de vida e, sendo assim, seu próprio caminhar. Querer atender as expectativas que são só dos outros talvez seja o mesmo que tentar usar um sapato que não lhe serve para uma caminhada que é somente sua.
Se você sente que está com dificuldade para lidar com a ansiedade e as expectativas sociais, a terapia pode ser um espaço para explorar suas emoções e descobrir novas perspectivas. Agende uma sessão e vamos conversar sobre o que faz sentido para você. Vamos juntos?